terça-feira, dezembro 18, 2007

Aquecimento global ameaça saúde mundial

Recentemente um artigo publicado na Associated Press destacou que as mudanças climáticas estão a contribuir para a proliferação de doenças infecciosas. De acordo com o artigo, diversos casos de dengue – causada por um vírus que no passado era comum apenas na África, Ásia e América do Sul - foi encontrado há pouco em Itália. O aumento da temperatura cria ambientes perfeitos para algumas doenças e a movimentação crescente das pessoas e das exportações ajudam a espalhar esses males pelo mundo inteiro.
O vírus encontrado na Europa é apenas um de uma série de sinais recebidos recentemente sobre a ameaça que o aquecimento global representa para a saúde da humanidade.
A boa notícia é que neste momento há uma comoção mundial contra as mudanças climáticas em prol da redução dos gases emitidos na atmosfera. A má notícia é que mesmo com as acções globais para a redução de gases, o clima ainda sofrerá mudanças durante décadas em função do que já foi emitido no ar antes. Pesquisas científicas sugerem que se essas acções forem feitas imediatamente para acabar com a concentração de gases na atmosfera, o clima está tão inerte que ainda assim a temperatura média global aumentará cerca de 0,5°C.

Publicado por Drª. Amy Luers