quarta-feira, setembro 12, 2007

Problema- Reflexão

Problema- do Lat. problema <>s. m.,
questão que se propõe para ser resolvida;
coisa difícil de explicar;
dúvida;
questão;
mistério;
enigma.
Fui ao dicionário para entender a raiz da palavra problema, uma vez que esta palavra acarreta em si uma imensidão de significados.
Após esta pesquisa, desvendei a razão da existência do problema na nossa linguagem diária.
O próprio problema não deixa de ser um problema. Quase sinto que me meti numa encruzilhada de adivinhas dentro de um enigma. Sou acusada muitas vezes de ser auto-crítica suficiente que não deixo que outros me critiquem porque eu já o fiz. Engraçado, não sabia que isso se poderia tornar num problema. Ora mais uma vez a palavra problema.
Porque me apeteceu hoje escrever sobre problema/problemas, é porque tenho um problema! Ironias da vida! Não é uma coisa difícil de explicar, não é uma dúvida ou questão, nem tão pouco um mistério ou enigma. È simplesmente um problema, uma questão que eu tenho de me propor a resolver.
Vinha pelo caminho a pensar no meu dito problema e levantando os olhos, percorri os rostos das pessoas que passavam por mim. Bem vistas as coisas, todos eles carregam um ou outro problema.
Uns em silêncio, outros em voz alta o proclamam, como se ao falar ele, problema, torne-se num fardo menor.
Ainda às voltas com o problema e o meu problema, ligo a televisão. A notícia choca-me. Não interessa qual a notícia que foi, apenas que me chocou a ponto de escrever sobre Problemas.
Ao ver as notícias deparei-me com um problema, uma vez mais. È que o meu problema é tão pequeno perante outros problemas… Então porque achamos sempre que o “nosso” problema é que tem importância? Tenho por norma dizer que o grande problema da humanidade chama-se egoísmo, algo que é inato no ser humano. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alguém o disse, mas por mais problemas que tenhamos na vida, eu prefiro sempre ver o copo meio cheio do que meio vazio. E no dia que o meu copo encher, vou ser jardineira! Complicado? Não. É uma receita simples e que se não resolve pelo menos ameniza. Transforma-se o problema numa árvore, e vai-se cortando os ramos, retirando o inútil do que é realmente importante. Se continuarmos a jardinar o problema, este será reduzido a uma simples semente. Imitando a natureza, porque não em vez de regar a semente não a deixamos morrer? Porque o meu problema só deixa de ser problema quando eu quiser. E em vez de lhe chamar problema, porque não lhe chamar atalho no percurso natural da vida? Ou uma pedra que entrou no meu sapato e eu não tive o cuidado de parar por um segundo para a tirar?
Vistas as coisas deste prisma, anima-se a alma e preparamo-nos para novos problemas. Perdão, preparamo-nos para um outro atalho…

2 Comments:

At quinta-feira, setembro 13, 2007, Anonymous Anónimo said...

Muito sinceramente... imitar a natureza sim, na medida em que se tira os ramos da árvore, com o intuito de retirar o inutil do que realmente é importante! Aí sim, o problema será reduzido a uma simples semente, mas uma semente forte e pronta a enfrentar tudo novamente!, porque antes de ser quase semente já tinha sido árvore com troncos "feios e velhos, e cheios de bichos e com virus e micróbios" que contaminavam a árvore, deixando-a sem forças, e portanto, tiveram de ser cortados... Essa semente foi o resultado de todos esses troncos cortados, e como tal, já passou por tanto, não vai ser agora que vai morrer!! E com certeza terá outra sementes amigas que a ajudarão a crescer! E porque o que não mata fortalece/fortifica... =) , essa semente, que conseguiu ultrapassar mts mts e mts obstáculos, vai crescer e crescer, e ser uma árvore verde, LINDA, cheia de flores!, VERDE, mais "SEGURA", mais FORTE, e mais GROSSA do que aquilo que já era antes!! =)) .. que vai dar ainda mais gosto q qualquer pessoa olhar para ela!! ;)) .. e provavelmente já com insecticidas ou antivirus em todos os seus tecidos! lol

ADORO-TE MANINHA! ;))

 
At quinta-feira, setembro 13, 2007, Anonymous Anónimo said...

PS. Posso ter interpretado mal a mensagem original, mas o comentário foi só relativo à ultima parte da mensagem... quanto a tudo o resto, sim, problema, o que é o problema?! ... e porque é que todos nós dramatizamos os nossos problemas?! .. Porque é que fazemos tempestades num copo de água quando comparados com os problemas do mundo os nossos não são nada?!? .. e depois sim, vem o outro lado da questão.. dentro de um problema vem sempre outro e mais outro, vem um enigma e mais outro.. e deste modo entramos num ciclo ou num labirinto quase sem saída...

 

Enviar um comentário

<< Home