terça-feira, junho 17, 2008

Vem

Amado...
Por que tardas tanto?
As primeiras sombras se avizinham
E as estrelas iniciam a noite.
Vem...
Pois a esperança que se acolheu em meu coração
Vai deixá-lo como um ninho abandonado nos penhascos.
Vem... Amado...
desce a tua boca sobre a minha boca
Para a tua alma levar a minha alma
Pesada de sofrimento!
Vem...
Para que, beijando a minha boca
Eu receba a sensação de uma janela aberta.
Amado meu...
Por que tardas tanto?
Vem...
E serás como um ramo de rosas brancas
Pousando no túmulo da minha vida...
Vem amado meu.
Por que tardas tanto?

8 Comments:

At quinta-feira, julho 03, 2008, Blogger J.B said...

PACTO COM A FELICIDADE

De hoje em diante todos os dias ao acordar, direi:
Eu hoje vou ser Feliz!
Vou lembrar de agradecer ao sol pelo seu calor e luminosidade,
Sinto que estou sofrendo,
Mas que estou vivendo, respirando.

Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente.
Não preciso comprar o canto dos pássaros,
nem a atenção das pessoas, nem o murmúrio das ondas do mar.
Lembrarei de sentir a beleza das árvores, das flores.
Vou sorrir mais, sempre que puder.
Vou sorrir sempre que me deixarem,
Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.
Não vou julgar os actos dos meus semelhantes, amigos, conhecidos,
Vou aprimorar os meus.

Lembrei-me de telefonar para alguém para dizer que estou com saudades!
Reservarei minutos de silêncio, para ter a oportunidade de a ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças,
Vou pensar no que posso fazer para diminuir os seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais.
Vou viver todos os minutos proveitosamente,

Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos,
Nem com atraso, lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais acção.
Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter,
Mas em como posso ser feliz com o que possuo,
Se não me deixam, se sou impedido,
Mas o maior bem que possuo é a própria vida, por enquanto.

Vou lembrar de ler poesia e de ouvir uma canção,
Vou dedicá-las a alguém.
Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca,
Apenas pelo prazer de ver alguém sorrir.
Vou-me lembrar que existe alguém que me quer bem,
Vou dedicar uns minutos de pensamento para os que já se foram,
Para que saibam que serão sempre uma doce lembrança,
até que nos venhamos a encontrar outra vez.

Vou procurar dar um pouco de alegria para alguém,
Especialmente quando sentir que a tristeza e o desânimo querem-se aproximar.
E quando a noite chegar, vou olhar para o céu, para as estrelas e para o luar e,
Agradecer aos Anjos e a Deus, porque
Hoje Eu Tentei ser Feliz,
Hoje Eu Quero Ser Feliz!

 
At sexta-feira, julho 04, 2008, Blogger J.B said...

O AMOR É UMA DOR

É o Amor uma dor,
De quem um dia sonhou,
E viver com quem tanto amou,
E que um dia abandonou,
Amor que é dor,
No momento de silêncio,
Em que não podemos,
demonstrar nosso sentimento.

O Amor é uma dor,
Que os apaixonados,
Derramam em poesias,
O Amor é uma dor,
Em que as lágrimas denunciam,
Uma paixão não correspondida.

Amor que é dor,
Que mata e maltrata,
Mais sem esse mesmo amor,
Nossa vida não tem graça.

Amor de poesia e melodia,
Amor que duas almas gémeas,
Acreditaram ser um dia.

Amor é uma dor,
De um simples apaixonado,
Que escreve a noite inteira,
Para quem sonhou um dia,
ter ao seu lado.

Amor é mesmo uma dor,
Que engana que mente,
Quando não tem certeza,
E diz que é para sempre.

 
At sexta-feira, julho 04, 2008, Blogger J.B said...

A procura permanente de um porquê para o que nos acontece , coloca-nos numa posição de absoluta impotência perante a situação . O porquê coloca a “causa” fora de nós e fora do nosso alcance . Encontramos algo mais relevante : um sentimento profundo de infelicidade .
Na realidade , ele cumpre a maravilha função de nos alertar e sacudir , ainda que em princípio se apresente como algo que só acontece para nos aborrecer .
O dramático é que , enquanto giramos desordenadamente neste círculo vicioso, esquecemos que a felicidade é o nosso estado natural e que merecemos ser felizes .
A vida é um eterno fluir entre o velho e o novo , porque a vida espera-nos e não a devemos fazer esperar . Devemos aceitar o que aparecer exactamente como aparecer e não tentar controlar o que quer que aconteça . Sentir é estar vivo . Se sentimos é porque a vida está em nós .
Enquanto não aceitarmos o direito de estar ressentidos com as pessoas que amamos , não seremos capazes de amar essas pessoas plenamente e vice-versa . Estamos muitas vezes ressentidos com a pessoa que amamos porque essa pessoa não pode ser exactamente como desejaríamos .
O ressentimento não é uma emoção agradável , mas as emoções não são seleccionadas em função das nossas preferências . O melhor que podemos fazer com elas é deixar que fluam , como único modelo de se integrarem no passado e deixarem de interferir no nosso presente .
Recuperar o amor total , sem interferências , é um passo certo para curar o nosso interior , e essa cura pode sarar o adulto que hoje somos .
Uma vida baseada na ira é uma vida que se deteriora progressivamente . Se decidirmos manter conscientemente o ressentimento , estamos numa situação de resignação e esta é uma opção muito pobre .
Perdoar , não consiste simplesmente em dizer que perdoamos . Se perdoar não é esquecer , nem fazer de conta que a ofensa não existe , nem apagar por meio de uma expressão verbal , então o que é ?
Perdoar é ultrapassar . É aceitar que a ofensa existiu ; é aceitar que ela nos afectou ; é aceitar que não queremos continuar a viver sob o domínio do ressentimento . É escolher , por nós próprios , ultrapassar a acção para podermos continuar a crescer e a evoluir . Qualquer situação não perdoada é uma situação não acabada e uma situação não acabada é um atraso na vida .
Para conseguir ultrapassar os factos e perdoar é necessário dar dois passos imprescindíveis : expressar e compreender .
Expressar consiste em conseguirmos manifestar o que sentimos e compreender não é justificar , é aceitar , e para isso é necessário que exista ampla e livre comunicação .
Comunicação é abrir o coração a outrem . Comunicar não é limitarmo-nos a olhar o outro superficialmente , mas vê-lo , apercebermo-nos dele . Comunicar é suspender o juízo crítico e ficar aberto ao que vier da outra pessoa . Comunicar é escutar com todo o Ser . Comunicar é renunciar a ser Eu para tentar ser Tu , com o objectivo final de podermos ser Nós .
Ao querermos evitar o sofrimento de alguém , sentimos que o seu pranto se transforma em detonador da nossa própria necessidade .
Adquirimos vontade com a nossa mente . Perdoamos com o nosso coração .
Para tal devemos ter em conta algumas capacidades à nossa disposição :
 A capacidade de amar ;
 A expressão de expressar realmente o que se passa em nós ;
 A capacidade de julgar , entregar e confiar ;
 A capacidade de sonharmos , aceitar e perdoar ;
 A capacidade de integrarmos as nossas dimensões corporal , mental , emocional e espiritual .
O amor em nós próprios é outra coisa . Consiste em aceitar , viver em harmonia com o próprio sistema de valores e proporcionar a si mesmo tudo o que é preciso para crescer e desenvolver , porque somos por excelência um espelho de nós mesmos .
Descobrimos que a vida é um incrível milagre renovado a cada segundo , porque sabemos que o Criador a renova a cada momento e , portanto , tudo é sempre novo .
Helena com isto tudo que te acabo de escrever , quero-te pedir que reflictas na decisão que queres tomar sobre o nosso casamento e por conseguinte sobre o divórcio e que me dês uma finalíssima oportunidade de crescermos em harmonia e assim podermos alcançar a felicidade que ambos merecemos sem tabus . O nosso filho , o nosso tesouro mais importante irá sofrer . Pensa , repensa , e vais ver que se te entregares ao amor sem limites nem quaisquer tipo de barreiras o amor triunfará .
Amo-te e não sei viver sem ti .
Deste teu companheiro e namorado que muito te ama , só pensa em ti e vive para ti , despeço-me enviando-te um grande beijo de amor , amizade , ternura e carinho , com a certeza plena que vais mudar de opinião em relação ao nosso futuro :
Mui respeitosamente , e que Deus e Nossa Senhora de Fátima te ajudem a tomar a decisão correcta :
JOÃO EVANGELISTA BORGES

 
At sexta-feira, julho 04, 2008, Blogger J.B said...

Querida Sílvia,

Gosto tanto de ti, amo-te loucamente, sabias? Sabes e foste tu que me ensinas-te que quem ama, cuida. A vida tem desses trunfos na manga que é juntar pessoas tão diferentes e fazer dessa mistura uma amizade perfeita, que é o que nós somos.
Tu és organizada e metódica, eu disperso-me com tudo e sou diferente de ti. Tu és meiga na atenção que dedicas aos outros e eu sou meigo no amor e na amizade que invade os outros.
O que é que nos une, então? O mesmo fervilhar de ideias, as redes de afectos que tecemos à nossa volta, a mesma ansiedade e preocupação pelo futuro de uma Matilde e pelas crianças do mundo, o mesmo amor pelos animais, a mesma mente inquieta que procura descobrir novos mundos e novos saberes. Em tempos diversos, em cidades diferentes, escrevemos um álbum semelhante cheios de bilhetes de cinema e outra recordações ligadas a esses filmes que vimos, coleccionámos citações e lemos os mesmos livros.
Gosto que venhas aqui chamar-me a atenção para as coisas e até que me corrijas. Gosto de estares vigilante e de estares sempre aí se eu precisar. Já chorei muitas mágoas ao telefone contigo, porque sim a distância está entre nós mas não nos separa. Sempre foi assim e de cada vez que nos encontramos neste momento a nossa amizade cresce mais um pouco.
Hoje quero trocar os papeis porque sou eu que te vou chatear agora. Tu sabes que tens andado desatenta de ti, não sabes? Andas sempre atenta aos outros, cuidas de toda a gente e depois não sobra tempo nenhum para ti mesma. Perdes-te em milhentas actividades que nunca mais têm fim. Fazes quilómetros todos os dias a bem de todos mas raramente vais tratar de ti. E agora?
Agora, acontece que deixaste de ter controlo sobre ti. O teu corpo ganhou vida própria e está a pedir que pares. O teu organismo quer que desaceleres e que sejam agora os outros a velarem pela tua saúde e a cuidarem de ti. Tu sabes bem que tenho razão. O tempo foge e nunca vais conseguir ter o controlo de tudo. Por muito que faças as injustiças vão perdurar, o sofrimento vai continuar e a ingratidão vai se alastrar...
Sabes, agora é tempo de conjugares o verbo gostar na 1ª pessoa do singular: eu gosto de mim. Repete depois de mim: eu gosto de mim (tu de ti não eu de mim hehehehe). Penso em ti, amor da minha vida, e penso com muita força porque acredito nesta energia benéfica que nos une, acredito que vais ficar boa porque a amizade tem muito poder, mas tens que me dar uma ajudinha. Prometes que te vais portar bem, que vais desacelerar e cuidar melhor de ti? Porque senão meto-me no carro e faço 450 km para te ir puxar as orelhas, leste-me bem?
Gosto muito de ti, minha querida amada. Vou ficar atento.
Com 01 grande beijo de amor cheio de ternura e carinho, deste teu companheiro e namorado que muito te ama, cuida, adora e respeita para além da eternidade.

 
At segunda-feira, julho 07, 2008, Blogger J.B said...

APELO DE UM SOLITÁRIO

Quem é que já não teve oportunidade de conhecer uma pessoa solitária, enferma, dependente, carente?
Talvez tu tenhas essa pessoa dentro do teu próprio lar. Uma mãe ou um pai marcado pela enfermidade ou pelas debilidades impostas pelo peso da idade.
Esse alguém, que ontem era forte e dinâmico, agora movimenta-se com lentidão e, às vezes, nem se movimenta, tornando-se totalmente dependente da vontade alheia.
Se tu tens uma mãe, um pai ou outro familiar nessas condições, para um pouco; olha nos olhos dessa pessoa e tenta ler os seus mais secretos pensamentos.
Talvez tu possas ler nos seus olhos tristes ou nos seus lábios mudos um apelo comovente, que não tem coragem de verbalizar.
É, SE PUDÉSSEMOS OUVIR O APELO DE ALGUÉM COMO EU, TALVEZ ELE FOSSE MAIS OU MENOS ASSIM:

Tu, que estás na flor da idade, ou a viveres feliz considera que o despertar da vida é como o amanhecer. Tudo fica mais quente e mais alegre.
Mas o amanhecer não é eterno e a ele se sucedem outras fases do dia...
O meu apelo é para que as crianças de hoje não esqueçam os solitários do amanhã.
É para que os mais jovens ou aqueles que se dizem meus amigos, elevem a minha mão trémula e o meu andar hesitante. Amparem-me por favor.
Se a minha audição não é boa e tenho que me esforçar para ouvir o que tu estás a dizer, tem compaixão.
Se a minha visão é imperfeita e o meu entendimento é escasso, ajuda-me com paciência.
Se as minhas mãos tremem e derrubam tantas coisas no chão, por favor, não te irrites, tentei fazer o melhor que pude.
Se tu me encontrares na rua, não faças de conta que não me viste; pára para conversares comigo; sinto-me tão só.
Se, na tua sensibilidade, me encontrares triste entre tantos aqueles que também estão, simplesmente partilha um sorriso comigo e com eles. Sê solidário, eu necessito apenas de um pouco de carinho.
Se te contei pela terceira vez a mesma história, não me repreendas, simplesmente ouve-me. Se não falo coisa com coisa, não te rias de mim.
Se estou doente e caminhando com dificuldade, não me abandones, preciso de um braço forte que ampare os meus passos...
Sabes..., estou cansado de viver assim, só e sem ninguém e sinto que o outono derradeiro se aproxima...
Eu sei que o ocaso da vida é como o entardecer. Indica que é chegado o momento de partir.
Por isso te peço que me perdoes se tenho medo da morte e ajuda-me a aceitar o ADEUS.
Fica mais tempo comigo... Para me dares segurança...
Os meus olhos cansados e vergados com o peso da solidão e as rugas no meu rosto não impedem que eu queira repousar a minha cabeça num colo seguro.
Sei que o comboio da vida logo irá parar nesta estação, e eu terei que embarcar.
Sei também que terei que ir só, como só desembarquei nesta estação um dia.

Por tudo isso eu te peço para que não me negues a tua atenção e o teu carinho, o teu amor , a tua amizade.
Logo estarei deixando esta vestimenta surrada pelo tempo, e rumarei para outra dimensão da vida, da vida eterna...

“Eis o meu apelo... Que pode também ser o teu, um dia... Que nunca aconteça …"

O ocaso da vida é como o entardecer...
Indica que é chegado o momento de partir...
Mas, nem sempre a hora de partir se dá no entardecer...
Há aqueles que retornam no mesmo comboio que chegam.
Há os que se demoram por aqui apenas algumas horas, dias, meses...
A única certeza é que todos retornamos um dia para a pátria verdadeira, nesse comboio da vida.
Por essa razão, vale a pena viver intensamente cada minuto, dando à vida a importância que ela tem.
E viver intensamente é enaltecer o tempo, no desenvolvimento das nobres virtudes que o Criador depositou na intimidade de cada filho Seu.

 
At terça-feira, julho 08, 2008, Blogger J.B said...

Dou-te a minha vida, o meu sangue,
a minha alma, o meu espírito,
o meu amor, a minha fidelidade, a minha honra.
AMO-TE LOUCAMENTE

 
At quarta-feira, julho 09, 2008, Blogger J.B said...

O que eu quero mais é tentar ser feliz, arriscar-me mais, gritar eu te amo se tiver vontade, viajar por esse mundo fora, beijar quem merecer os meus beijos, fazer muitos amigos, chorar se tiver vontade, perdoar e pedir perdão quando for preciso, para mais tarde não precisar de me lamentar.
Quero repartir a minha vida com quem sabe o meu valor, a dedicação que ela mostra por tudo o que lhe toca o íntimo, tudo o que a sensibiliza e a mergulha nas profundezas do seu coração; Quero dividir os meus dias, as minhas noites e as chuvas com quem sabe o que representa as estações que renovam as esperanças, o sereno que recolhe as mágoas, a chuva que inunda o ribeirão do espírito e traz vida nova e cheia de luz; Quero retalhar os meus caminhos com quem sabe como andar por eles, sendo confortável e pacificador, pois em nas suas margens nascem os mais belos lírios da paz, as mais perfumadas rosas da felicidade, as mais inebriantes paixões; Quero despedaçar a minha existência com quem aposta na harmonia dos dias espiritualizados, com quem procura alento para as suas dores e sabe quão enriquecedor é estender despretensiosamente a mão e recolher sementes de gratidão; Quero lotear a minha vida com quem busca o espaço pra germinar as mais belas manifestações de apreço pelo próximo, quem acredita no tempo como elemento imprescindível para semear afectos, quem faz do seu viver um hino de gratidão e louvor; Quero, num último desejo, falar que é no tempo que temos o fermento que nutre a nossa existência, e não lançar mão dele para o crescimento espiritual, porque é como passar por aqui sem tocar o chão sagrado, não deixando marcas, não riscando o solo da vida, não incendiando os nossos semelhantes com o calor da fraternidade e, dessa maneira, inutilmente viver.
A MINHA VIDA ÉS TU, SÍLVIA QUEIROZ.
QUERO-TE AO MEU LADO PARA ALÉM DA ETERNIDADE.
AMO-TE MUITO AMADO ANJO

 
At domingo, julho 13, 2008, Blogger J.B said...

NA NOITE DESPIDO

Concentrado olho o luar, sinto-te perto, Sílvia,
Vem-me afagar, abraçar,
saltita em mim, mas o teu coração, corre distante,
corre em que direcção?

Agarra-me e beija-me,
Ama-me, pois o teu aroma enlouquece-me,
a tua voz me estremece,
o teu toque suave e terno aquece-me,
Vem ter comigo pois espero por ti.

E deixas-me assim, louco e despido,
Viras-me as costas,
Dizes até já,
Adormeces.

Procuro por ti no luar,
as estrelas sorriem para mim,
cantam baixinho para eu adormecer,
sonhar contigo, poder voltar-te a ver.

Seca-me as lágrimas,
o vento que viaja na noite,
traz-me o teu aroma,
e tocas-me ao de leve,
sorris e dizes que me amas,
que voltas em breve.

Corres para longe,
deixas-me outra vez,
Nu e sozinho,
aguardo resposta,
espero por ti,
Pergunto à lua e ao sol,
questiono as estrelas do mar,
Será que acordas para me vires buscar?

 

Enviar um comentário

<< Home